XVI ENCONTRO DE VIVEIRISTAS EM NOVA FRIBURGO | RIO DE JANEIRO 24 de outubro de 2019
O XVI Encontro de Viveiristas – Nova Friburgo/RJ é promovido pela ABCSEM e tem como objetivo a disseminação de conhecimento, debates e capacitação dos produtores de mudas, visando contribuir na formação de empreendedores rurais de sucesso.
Público-alvo:
Produtores de mudas; profissionais da área, estudantes e setores relacionados.
Temas Abordados:
Como obter mudas de alta qualidade através da nutrição; mudas enxertadas com qualidade e mudas sem doenças – prevenção e proteção. À cada edição do evento, é estimulado o debate entre os participantes, no sentido de promover encaminhamentos e soluções à respeito de assuntos que estão em voga no momento, oriundos da realidade diária vivida pelos Viveiristas. A ABCSEM, devido ao seu relacionamento institucional com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, busca, além dos temas previstos na programação, atualizar os participantes quanto aos principais assuntos e questões que estão em discussão na atualidade.
Local e data
Data: 24 de outubro de 2019
Local: Hotel Vila Verde
Av. Antônio Maria de Azevedo,2775
Corrego D’antas – Nova Friburgo/RJ
Fone: (22) 2529-3451 / 2529-3452
Site: www.hotelvilaverde.com.br
Horário: 8h as 18h
PALESTRANTES CONFIRMADOS
1. Como obter mudas de alta qualidade através da nutrição – Dr. Pedro Furlani (Conplant);
Pedro Roberto Furlani, Engenheiro Agrônomo formado em 1969, pela USP-ESALQ, com mestrado (1979) e doutorado (1981) em Agronomia pela Universidade de Nebraska, Lincoln, NE, EUA. Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Estado de São Paulo, aposentado; Docente da disciplina “Nutrição Mineral de Plantas” do Curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC, área de Tecnologia da Produção; Docente do Curso de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UNICAMP, área de Fisiologia Vegetal. Diretor – Sócio da Conplant.
Linhas principais de atuação profissional: Nutrição e adubação de culturas, cultivo de plantas em soluções nutritivas (hidroponia), seleção e melhoramento de plantas para estresse nutricional, análise química e interpretação de resultados para solo, solução nutritiva, planta e substrato.
2.Mudas enxertadas com qualidade – Sr. Sebastião Azevedo (Sakata);
Sebastião Márcio de Azevedo, Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1992), mestrado em Melhoramento Genético voltado à Hortaliças pela mesma instituição (1993 a 1995), Bolsista de desenvolvimento Regional pelo CNPq/UNITINS/Universidade do Tocantins/Melhoramento de Hortaliças e Docência em Olericultura (1995 a 1997), doutorado em Agronomia (Melhoramento Genético voltado a Hortaliças) pela Universidade Federal de Lavras (1997 a 2001). Docência em Melhoramento de Plantas, Fitopatologia pela Universidade Estadual de Passos/FESP/Agronomia (2001 a 2002) e docência em Melhoramento de Plantas e Genética pela Universidade Vale do Rio Doce/UNINCOR/Agronomia (2001 a 2003). Atualmente, desde fevereiro de 2003 atua como coordenador do setor de melhoramento de hortaliças (tomate) pela empresa Sakata Seed Sudamérica Ltda, atuando em projetos visando resistências a doenças, pragas e outras características de interesse com a aplicação do melhoramento tradicional e a biotecnologia.
3. Mudas sem doenças – Prevenção e proteção – MSc. Evelyn Araújo (Conqualy – Consultoria em Qualidade):
Evelyn Araújo, Engenheira Agrônoma com Mestrado em Fitopatologia (Patologia de Sementes), ambos pela ESALQ-USP, com especialização em Gestão de Negócios.
Trabalhou 17 anos em multinacional de sementes de hortaliças na área de gestão e controle de qualidade, dos quais 5 anos na Europa, onde teve oportunidade de participar da concepção e implantação de programa de acreditação visando a produção de sementes e mudas isentas de Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis, agente causal do cancro bacteriano do tomateiro.
Banner oficial do evento |