skip to Main Content

A rastreabilidade ganhou o acompanhamento da EMATER auxiliando 43 famílias de olericultores

Foto ilustrativa: Emater/RS-Ascar

O prefeito Sergio Ghignatti recebeu em seu Gabinete, a equipe do escritório municipal da EMATER/RS-ASCAR de Cachoeira do Sul. Na ocasião, foram apresentados ao prefeito o Relatório das Atividades executadas pela EMATER em Cachoeira do Sul no ano de 2019 e o Plano Operativo de Trabalho que será executado em 2020.

Segundo o Relatório apresentado, foram acompanhadas pela equipe, neste ano, 577 famílias, o que representa uma interação social e produtiva com aproximadamente duas mil pessoas do meio rural. O trabalho foi realizado em 52 diferentes localidades, com 43 atividades desenvolvidas em relação ao arroz, soja, pecuária familiar, agroindústrias, olericultura, fruticultura, saneamento básico, gestão rural, solos, pescadores, indígenas, quilombolas, produção orgânica, artesanato, crédito rural, floricultura entre outras.

A EMATER também apresentou os destaques 2019 em âmbito social com o trabalho desenvolvido em parceria com a ANATER, através de projeto que viabilizou recursos federais do fomento, visando produção de auto-consumo e geração de renda para 29 famílias de Pescadores, Quilombolas e indígenas. Na área de Inclusão Social e Produtiva com as atividades do PAA-SDR onde, através de parceria com SMAP e STAS, foi viabilizada a aquisição de alimentos de 16 famílias de agricultores familiares que passaram por doação simultânea para 150 famílias de baixa renda do município proporcionando mais um canal de comercialização para estes agricultores e melhoria nas condições nutricionais da população de baixa renda. Nas questões Socioambientais foi destaque o trabalho de rastreabilidade dos produtos de origem vegetal que este ano foi acessado por 43 famílias de olericultores, permitindo o enquadramento destes na legislação vigente e a segurança alimentar para a população do município através da Rastreabilidade das frutas e hortaliças, evitando assim o uso indevido de agrotóxicos. Também foi destaque o Dia de Campo da Agricultura Familiar – Diversificação, Técnicas e Sustentabilidade, ocorrido na escola Técnica Nossa Senhora da Conceição. para 334 participantes. levando ao homem do campo a oportunidade de diversificar sua matriz produtiva como forma de viabilizar suas propriedades gerando renda e empregos no meio rural.

O Planejamento 2020 foi elaborado pelo escritório Municipal da EMATER, com apoio do Regional Emater Santa Maria com sugestões da SMAP, STR, SR, e do COMDER e entidades representadas no conselho como UFSM, UERGS, SMIC, AFRUCA, AFUBRA, Escola Agrícola entre outras.

Participaram da reunião com o prefeito o Engenheiro Agrônomo Luciano Mazuim, chefe do escritório da EMATER, a pedagoga Isabel Vivian, extensionista social, o engenheiro Agrônomo Dirceu Nöller e o Técnico Agrícola Silvio Augusto, integrantes da equipe municipal da EMATER, juntamente com o vice-prefeito Cleber Cardoso, o Secretário Ronaldo Tonet e o Diretor da SMAP, Diego Cruz.

Fonte: Rádio Fandango

O sistema de rastreabilidade Caminho do Produtor oferece esses recursos para a gestão e rastreio dos lotes de produtos, assim como caderno de campo e emissão de nota fiscal para o produtor rural e muitos outros recursos, etiquetas para impressora térmica e formato A4 (16 etiquetas por folha) e também a geração de rótulos com tabela nutricional e rastreio individual de cada fornecedor das matérias-primas que compõem seu produto comercial.

Caso deseje saber mais detalhes sobre a implantação de um processo de rastreabilidade em sua propriedade ou para os produtores que você atende, entre em contato para conversamos, eu estarei a disposição.

Eng. Agrônomo Felipe Rodrigues da Silva | E-mail: felipersilva@gmail.com

https://www.caminhodoprodutor.com.br

Felipe Rodrigues da Silva

Engenheiro Agrônomo, especialista em gestão em processos e rastreabilidade vegetal. Com experiência no desenvolvimento de software e aplicativos para internet. O resultado da união destas duas áreas de conhecimento é o aplicativo Caminho do Produtor. (51) 99521-1446

Back To Top