skip to Main Content

IKEA e Tom Dixon firmam parceria para desenvolver produtos voltados à agricultura urbana

A IKEA em colaboração com Tom Dixon firmaram uma frutífera parceria para repensar o futuro da agricultura urbana, “transformando nossas casas em fazendas do século XXI”. Em sua participação conjunta no próximo Chelsea Flower Show, a feira de paisagismo mais popular do Reino Unido, a equipe compartilhará com a comunidade internacional soluções inovadoras que poderão ser utilizadas para cultivar plantas e vegetais em sua casa e jardim”.

O conceito que aproximou Tom Dixon da IKEA é a ideia de celebrar o cultivo de alimentos como um elemento fundamental da vida cotidiana, algo que poderá inspirar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Considerando a economia de recursos que esta atividade poderá ocasionar, reduzindo o gasto com combustível para transporte de alimentos, o desperdício de água e alimentos em si, a equipe fará uso dos princípios de design democrático da IKEA para “promover a agricultura e o consumo sustentável e acessível em nossas casas e comunidades urbanas”.

A jardinagem é uma condição fundamental e elemento inseparável do homem. Ela possui um apelo universal e poder de transformação. Sem as nossas plantas, estaríamos todos em apuros! Mesmo que as pessoas comuns não sejam paisagistas profissionais, acreditamos que é possível compartilhar o conhecimento e ensinar maneiras simples através das quais, qualquer um poderá fazer uma pequena diferença, promovendo a horticultura urbana tanto através das técnicas mais tradicionais quanto com o uso das mais novas tecnologias.
-Tom Dixon 

A edição da Chelsea Flower Show de 2019 será realizada em maio, onde todas as ideias desenvolvidas pela dupla serão divulgadas. A apresentação do projeto na feira procura chamar à atenção para o futuro do meio ambiente e a importância do cultivo local de alimentos, ao mesmo tempo em que investiga o contraste entre os métodos de cultivo hiper-naturais e hiper-tecnológicos.

Para a IKEA, este projeto é uma forma de refletir sobre como podemos incorporar o cultivo de alimentos em nossa vida cotidiana e doméstica. A agricultura é essencial à vida em sociedade e o design é a chave para desenvolver soluções mais inteligentes. Porque no final das contas, é importante que as pessoas se sintam inspiradas a cultivar e colher seus próprios alimentos em suas casas e comunidades.
-James Futcher, líder criativo da IKEA Range and Supply

Após a Chelsea Flower Show, a equipe começará a desenvolver uma série de produtos voltados à agricultura urbana, os quais estarão disponíveis em todas as lojas IKEA ao redor do mundo à partir de 2021.


Via: IKEA por  Traduzido por Vinicius Libardoni

Assista a reportagem da TV Brasil e entenda mais sobre a importância da agricultura nos centros urbanos.

Felipe Rodrigues da Silva

Engenheiro Agrônomo, especialista em gestão em processos e rastreabilidade vegetal. Com experiência no desenvolvimento de software e aplicativos para internet. O resultado da união destas duas áreas de conhecimento é o aplicativo Caminho do Produtor. (51) 99521-1446

Back To Top